Joalheria de Arte

A joalheria da antigüidade era representada por amuletos. A contemporânea é orientada por símbolos culturais e poéticos, de acordo com os desenvolvimentos em todos os setores de arte que, por sua vez, provém dos processos de evolução do homem. Essencial na poesia, a metáfora é a linguagem das imagens. Símbolos e metáforas diferem, mas se interligam, ao evocar e narrar. Para se avaliar a estética de uma jóia, que lida com as questões das artes liberais, considera-se a essência do design, buscando por estruturas poéticas tanto na concepção, quanto na composição da peça, e por elementos metafóricos ou simbólicos significativos. Na joalheria, materiais alternativos são experimentados na medida em que reafirmam as intenções nas mensagens artísticas. A primeira grande mostra de jóias contemporâneas foi em 1961 no Goldsmiths’ Hall de Londres. Essa exibição deu impulso ao movimento de que o uso de recursos alternativos na joalheria não se traduz em insignificância artística. Verificava-se na época, quanto mais valorosa fosse uma gema, menos imaginativa e estética era sua cravação, visando fins lucrativos. Falta de ouro e outros materiais preciosos na Alemanha Oriental, fizeram com que seus artistas recorressem aos sintéticos e reciclados para compor suas peças, como ocorrera no período Art Nouveau e Déco. O surgimento de algumas galerias só para jóias de arte foi oportuno, coincidindo com a atribuição de qualidades formais a essa joalheria.

Rio Moda Hype



O estilista Alexandre Guimarães desfilou sua coleção de inverno 2009 SUCATA no Rio Moda Hype, evento de novos estilistas que ocorre dentro do calendário oficial da moda brasileira, o Fashion Rio.
Fizemos mais uma parceria com a criação de acessórios, os cintos, pulseiras e brincos especialmente para a SUCATA que tem como conceito " A sujeira e “beleza” do excesso de informação presente no acumulo de pessoas, automóveis, prédios, metais e sucata, uma pontuação a respeito da identificação estética, imagética, do cenário das grandes metrópoles" .
A escolha do latão, um metal contrastante em sua composição por oxidar facilmente sendo necessário limpá- lo frequentemente para continuar com o tom amarelado semelhante ao ouro ao mesmo tempo que é altamente resistente a corrosão e é mais forte, mais duro e mais resistente do que o cobre isolado, possui todas as características do que SUCATA aborda em seu tema, mediante a isso foi o escolhido para a criação das pulseiras e cintos em formas de mola e brincos de latão com prata, águas marinhas e ametistas ao qual nos remetem aos aglomerados e lixos pertencentes à cidade devido aos materiais de sua composição e suas formas.

Nenhum comentário:

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil